quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Wear sunscreen

Como tudo começou...

Em 1997, um orador leu em uma cerimônia de formatura nos EUA o maravilhoso texto intitulado Wear sunscreen (Use o filtro solar). Os sábios conselhos fizeran tanto sucesso que, em 1º de Junho daquele mesmo ano, a jornalista Mary Schmich publicou o texto em sua coluna no jornal The Chicago Tribune. Foi a partir disso que a redação chamada "Wear Sunscreen" circulou o mundo através de e-mails e chegou nas mãos de Ray e Borgui. Eles transformaram o texto em um vídeo extremamente emocionante e bem produzido, com imagens do cotidiano editadas em formato videoclipe. São 7:05 minutos de filme, uma produção maravilhosa que conta  com a narração do famoso texto  e com com uma trilha sonora fantástica.

Ainda em 1997, ganhou uma versão musical na Austrália, graças ao diretor de cinema Baz Luhrmann, que estava preparando um álbum de coletânea com reinterpretações de músicas de seus filmes e produções de palco. Com as palavras da crônica lidas na voz do ator Lee Perry ao som de uma batida suave, o trabalho gerou a inspiradora trilha musical entitulada “Everybody's Free (To Wear Sunscreen)” [Todos São Livres (Para Usar Filtro Solar)] naquele álbum.


Em 1999, uma adaptação da faixa musical, editada de 7 para 5 minutos, se espalhou pelas rádios dos Estados Unidos e se tornou um grande sucesso. Em 2003, Pedro Bial gravou no Brasil a declamação de sua tradução deste texto para o português, tendo ao fundo a mesma música da trilha original.

Resolvi então criar um blog a partir dos conselhos contidos nesse texto. Cada postagem um conselho ilustrado e ordenado segundo a minha própria lógica, de outra forma, porém passando a mesma mensagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário